terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Yannick no Benfica

Não nutro muita simpatia por Jorge Jesus, confissão benfiquista, concordo com a contratação de Yannick, só não percebo o facto de não apostar em jogadores da formação, como seja o caso do Nelson Oliveira que parece estar a ser despachado para terras de França, e de Ruben Amorim, emprestado ao Braga. Reconheço que o homem deve ter algum feitiço, porque mesmo os que são despachados falam bem dele.

Santo Amador em luta

A população e os eleitos de Santo Amador deslocaram-se a Lisboa para manifestar o seu protesto contra o estúpido documento verde de Relvas.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A ocupação alemã

Há medida que a ocupação alemã da zona euro avança, já o tinha referido há muito, muitos comentadores portugueses, particularmente os mais à direita do espectro político, dão a ideia que gostariam de ser alemães. Ou têm um forte fascínio pelo autoritarismo.

Suzete

Foi através das chamadas redes sociais que tive conhecimento do falecimento da Suzete, o Manuel Camacho teve a gentileza de mo comunicar, e é através delas também que me associo à mensagem do Lopes Guerreiro. Leva o tempo as pessoas boas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

PCP apresenta proposta sobre impostos

Porque na maioria do argumentário político e da comunicação social é referida a mentira de que o PCP só critica e não apresenta propostas aqui fica mais uma ideia de Jerónimo de Sousa.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Alqueva e o Alentejo

Por este rio acima, tema de Fausto Bordalo Dias, pode ser usado para caracterizar o profunda obra até agora feita no sistema de rega do Alentejo a partir da barragem mãe de Alqueva que este governo fala em interromper ou abrandar. O problema é que há um conjunto de investimentos já realizados e no terreno que necessitam que chegue lá a água, sem que deixarão de fazer sentido e desaparecerão.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Andava há muito ...

... à espera de uma notícia destas e ainda por cima vindo do especialista, e benfiquista, Júlio Machado Vaz.

Passos e Gaspar incompreendidos

Os mercados não compreendem as políticas de Passos e de Gaspar. Não é isto uma injustiça? E uma desgraça confirmada para Portugal. Ao mesmo tempo que os ditos e as agências de rating aperta o cerco a Espanha, Itália e Bélgica. Nuvens negras sobre o eurolândia.

Ludoteca de Moura comemora 20 anos

A Ludoteca em Moura assinalou, ontem, os 20 anos de actividade, com a inauguração de uma exposição sobre algumas das imensas actividades desenvolvidas e a apresentação de um conjunto de imagens de balanço. Na sala intermédia uma mostra com os jogos mais procurados pelos utentes. A iniciativa integra-se na Semana da Comunidade Educativa.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Música para o serão

Censura na televisão pública

A saída de Raquel Freire e Pedro Rosa Mendes, pela forma como ocorreu, não é um bom sinal da democracia e da pluralidade em Portugal, designada e principalmente por ocorrer na esfera da comunicação social pública.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cavaco recebe Costa

Terão falado onde vão gastar os subsídios de férias e de natal que ambos vão receber?

sábado, 21 de janeiro de 2012

O que se ganha com os acordos na concertação?

Na semana que passou, para lá da satisfação do governo e do patronato, com o acordo subscrito em sede de concertação, muitos argumentos foram aduzidos contra a saída da CGTP, designadamente da sua irrelevância porque a central não tinha subscrito nenhum ou muito poucos no passado. A pergunta que interessa é outra: tendo a UGT subscrito todos ou quase todos, qual é a sua parte na responsabilidade da situação que vivemos actualmente em Portugal? E outra: são os acordos solução para os problemas do País? Parece que não.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bora fazer um peditório

Proponho que se faça um peditório para o homem resolver os seus problemas financeiros, porque sempre é uma vergonha nacional o Banco Alimentar distribuir alimentos no Palácio de Belém.

MAC fez 70 anos

O Moura Atlético Clube, o Atlético ou MAC, fez 70 anos no passado dia 17 e amanhã, pelas 20 horas, vai juntar-se a família do clube num jantar comemorativo e que será, com toda a certeza, um grande momento do nosso clube. Parabéns.

Benfica com o seu Fidel

Não sou um puritano em matéria de futebol, gosto mesmo é de bons jogadores. Apesar disso, penso que o meu Benfica se devia interrogar sobre o que andam a fazer na formação tantas são as contratações de estrangeiros, alguns (muitos) de valor duvidoso, enquanto os portugueses formados no clube são despachados. Preocupante.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Apollonide, memórias de um bordel

«Apollonide, memórias de um bordel», de Bertrand Bonello, preencheu a tarde cinematográfica e é filme que recomendo. O tema dos Moody Blues suporta um dos momentos mais bonitos e intensos da película que foi galardoada em Cannes.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O barulho que faz o silêncio sobre o BPN

Todos sabemos que a elevada dívida pública portuguesa cresceu à custa da intervenção do governo de José Sócrates, acto apadrinhado pelo PSD, CDS e Presidente da República, no processo do BPN, da nacionalização à sua posterior privatização, razão pela qual não é de estranhar o enorme barulho que faz o longo silêncio em que se tornou todo o processo judicial. A justiça portuguesa é lenta, em particular em casos semelhantes, e estes factos não aparecem em nenhuma notícia escrita e falada.

O Judas dos trabalhadores

A UGT tem ao longo dos anos, e no respeito pelos objectivos com que foi criada, assinado todos os acordos com os governos eo patronato, apesar de dizer sempre que são prejudiciais para os trabalhadores. A bem de todas as crises e do País.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Falta de moral política e pessoal

Manuel António Pina resume de forma categórica o comportamento e a qualidade pessoal de Passos Coelho. No fundo deste governo e do PSD.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Um domingo de muitas nuvens

Como o domingo está sombrio, chamo a atenção para este estudo do Eugénio Rosa que fui roubar ao Cinco Dias.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Tarde

A tarde hoje foi de imenso sossego.

Poupar com a administração local

Paulo Simões Júlio, secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, escreve hoje no Expresso sob o título "A reforma da administração local" tendo por base os princípios e critérios que presidem à elaboração do chamado documento verde. Em resumo, o membro do governo enfatiza a necessidade de gastar menos dinheiros públicos e de reduzir o endividamento. Para isso, no essencial propõe-se reduzir o número de freguesias e criar estruturas supramunicipais para gerir competências próprias dos municípios e outras que o governo entenda descentralizar, eventualmente, digo eu, sem transferência de verbas. O que não diz é quanto se consegue poupar com estas medidas: quanto se gasta hoje e quanto se vai gastar. Isso é que era um dado fundamental, quando se sabe que o universo da administração local é de peso reduzido na despesa pública, não chega a o,5% do total, logo qualquer redução tem impacto muito reduzido no conjunto. Com a "reforma" que o governo diz querer fazer o objectivo não é poupar mas reduzir a participação, a representatividade, a democracia e acabar com uma das mais relevantes conquistas do Portugal de Abril. Ontem à noite, na Assembleia Municipal de Grândola, foram aprovados dois documentos, da CDU e do PS, em que se repudia os propósitos gerais do documento verde e a extinção de freguesias em particular.

Pingo amargo

Soares dos Santos avisou que não confiava naqueles que defendia politicamente razão pela qual ia de malas e bagagens da empresa para a Holanda. A decisão da Standard & Poor's de colocar Portugal no lixo é a mais forte crítica às políticas portuguesas e europeias. É com algum humor que se assiste ao pessoal do PSD a criticar as agências de rating. Se o arrependimento matasse.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Made in Portugal

Quando um governante é convidado para uma conferência sobre Made in Portugal, como aconteceu com Passos Coelho, não há tema mais nacional que abordar e comentar as nomeações para cargos bem pagos na EDP, Caixa e Águas de Portugal. É Portugal no seu melhor. Aliás, o choradinho do PS cheira a lágrimas de crocodilo.

Quando a inocência deixa de ser virtude

Só por acaso é tudo malta ligada ao PSD e ao CDS, numa pura coincidência. Estas declarações lidas pouco depois ainda são mais elucidativas da hipocrisia política de Passos Coelho.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Banco de Portugal paga subsídios

Assim é fácil para Carlos Costa defender mais medidas de austeridade. Para os outros.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gaspar que não é rei ...

... ainda alguém acredita no que diz Vítor Gaspar.

Fala quem sabe

Antigo economista-chefe do FMI diz que só alguns, os mesmos de sempre, é que estão a pagar a crise.

Socorro hoje não há futebol ...

... como é que é possível o pessoal aguentar tanta má notícia junta. Esta crise nunca mais pára, apesar de todas as medidas de austeridade. Há muito que se tinha avisado que isto não dava resultado.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Só em Portugal é que o futebol é verdadeiramente rei

Só em Portugal é que a televisão pública, com tantos problemas e questões que se colocam ao País, abre o telejornal, como aconteceu na RTP às 13 horas, reservando mais de doze minutos com as declarações de António Oliveira dsbre a Olividesportos e o jogo entre o Sporting e o Porto. Vergonhoso.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O optimismo e o suicídio

Acreditar que as actuais medidas políticas em Portugal e na Europa irão servir para resolver a situação em que o sistema financeiro, e por consequência a vida de todos nós, se encontra é o mesmo que nos colocarmos como o eterno optimista que confrontado com o quarto cheio de bosta de cavalo consegue dizer para ao pai que o vê ali mergulhado: com tanta merda deve haver aqui um pónei. Para tanto basta ler as declarações de Lagarde, a francesa que está à frente do FMI, quando afirma que o euro não acaba em 2012, o mesmo é dizer que acabará a seguir. Só há baterias para mais um ano.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Seguramente que percebo Seguro

Alguns deputados do PS, à revelia da direcção do partido e parlamentar, querem pedir a verificação da constitucionalidade da medida governamental de cortar subsídios de Natal e de férias a reformados e funcionários públicos. Em princípio, deveria ser uma situação pacífica para o PS, mas percebo Seguro quando diz que com ele austeridade havia mas era mais devagar, até porque a sua proposta era só cortar um dos subsídios. Se a medida é constitucional pouco importa. Prova de que a diferença entre PS, qualquer que seja o seu líder, e o PSD e CDS é pouca, tanto mais que foram estes três partidos que fizeram o acordo que está a estrangular o País.

Catroga na EDP

O elevado valor de um pintelho.

TDT e as secretas

A passagem do analógico para o digital está a revelar a verdadeira essência do povo português. Todos os que são entrevistados pelas televisões afirmam que só estão preocupados com a falta que lhe vão fazer os telejornais caso não consigam aceder aos canais. Fico confuso. Como conseguirá a Casa dos Segredos ser dos programas mais vistos se os telespectadores só gostam de noticiários e programas culturais? Cá para mim é tão secreto como certas lojas da maçonaria.

domingo, 1 de janeiro de 2012

2012

Para começar o ano com humor. Podemos não estar muito longe desta situação, com os apertos que nos esperam.