domingo, 5 de julho de 2009

Candidatura a Grândola apresentada

Numa sala completamente cheia foram hoje apresentados os cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Grândola, entre os quais apareço a liderar a lista de candidatos à Câmara Municipal. O lema escolhido «Com a CDU, Grândola vai ganhar» pretende transmitir o estado de espírito da candidatura na afirmação de atingir o objectivo possível de voltar a ser a força política mais votada. Há muito trabalho para fazer até o eleitorado a 11 de Outubro dizer da sua vontade.
Fica aqui o discurso que proferi na ocasião e duas fotografias do amigo Santiago Macias.







COM A CDU, GRÂNDOLA VAI GANHAR

Camaradas e amigos

Em primeiro lugar, quero manifestar o orgulho, a honra e a responsabilidade de corresponder ao convite da Comissão Concelhia de Grândola do PCP para concorrer como cabeça de lista à Presidência da Câmara Municipal de Grândola.

Permitam-me que de começo dirija uma palavra à minha família porque tem sabido compreender as opções individuais e colectivas que tenho tomado e suportado todos os efeitos das mesmas. Naturalmente têm sido um dos mais fortes apoiantes do motivo pelo qual me encontro aqui hoje.

Salientar a grande honra que é ter aqui presente os presidentes de Câmara e de Assembleia Municipais do tempo histórico democrático saído da Revolução de Abril de que Grândola se pode orgulhar e cujo trabalho realizado enquanto eleitos da CDU deixaram uma marca forte e definitiva na melhoria da qualidade de vida e afirmação do concelho: António Figueira Mendes, Cândido Matos Gago, Fernando Travassos, António Delgado e Manuel Galvão. É de toda a justiça recordar também o trabalho dos camaradas que num contexto mais difícil têm desempenhado cabalmente a representação de eleitos da CDU nos dois últimos mandatos.

Uma palavra para os camaradas e amigos que acompanho na Câmara Municipal de Moura, José Maria Pós-de-Mina, Santiago Macias e Maria José Silva, amigos de longa data, com os quais nos últimos três anos e meio tenho trabalhado na construção de um projecto e de uma obra que a população de Moura saberá também reconhecer nas próximas eleições autárquicas.

Saudar o PCP na pessoa dos dirigentes nacionais aqui presentes, Francisco Lopes, Manuel Valente e José Maria Pós-de-Mina, e todos quantos participam nesta sessão de apresentação dos cabeças de lista da CDU aos órgãos autárquicos do Município de Grândola.

A candidatura da CDU escolheu como frase de campanha «Grândola vai ganhar» porque queremos afirmar a certeza de que a população de Grândola vai voltar a depositar a confiança nas propostas desta coligação como aqueles que melhor servem os interesses colectivos.

Nós, na candidatura CDU, temos um projecto colectivo, com mulheres e homens que conhecem as populações, a realidade de cada lugar e freguesia, do concelho e que de forma empenhada estão disponíveis para trabalhar na procura das melhores soluções.

Nós, na candidatura CDU, damos a cara pela coligação que nos convidou para liderar um projecto para o concelho de Grândola. Enquanto militantes dos partidos que constituem a coligação e independentes não temos vergonha, não nos escondemos, nem escondemos símbolos, porque participamos convictamente no projecto colectivo preconizado para todo o país, com linhas orientadoras e princípios políticos claros que partilhamos e defendemos.

Nós, na candidatura CDU, não nos escondemos nem escondemos os símbolos dos partidos que nos apoiam e temos muito orgulho por termos merecido a honra de representar a CDU no concelho de Grândola na candidatura aos órgãos autárquicos.

Nós, na candidatura CDU, temos consciência das dificuldades, do trabalho que é necessário desenvolver para alcançar o objectivo possível de voltar a dirigir os destinos do concelho, deixando aqui algumas linhas orientadoras do programa que queremos discutir com a população e com as diversas entidades e instituições para sufragar nas eleições de 11 de Outubro

- As políticas sociais têm hoje, mais do que nunca e por força da política deste governo do PS, necessidade de serem olhadas de uma forma mais efectiva. Muito embora a principal resposta não caiba às autarquias, os Municípios dispõem de meios e de recursos que podem accionar para apoio às famílias e fomentar parcerias locais e institucionais. Aprofundaremos também a reivindicação de melhorias no serviço prestado pelas unidades do sistema nacional de saúde do concelho;

- Melhoria da rede interna de acessibilidades, com intervenções físicas de reabilitação e alargamento de estradas municipais, estabelecimento de novas ligações, com criação de vias pedonais e cicláveis e um circuito de transportes públicos de ligação da vila de Grândola com os bairros limítrofes. É necessário estabelecer contactos com os operadores para garantir um melhor, mais rápido e mais eficaz serviço de transportes públicos, tanto nas ligações internas como externas;

- Desenvolver iniciativas, retomando processos anteriormente concretizados quando a CDU estava à frente dos destinos do Município de Grândola, que façam reflectir os fortes investimentos do litoral no resto do concelho, combatendo assim assimetrias internas, fazendo com que a riqueza gerada possa chegar a todos;

- Afirmamos o turismo, a agricultura e a floresta, com destaque para a criação de condições para o desenvolvimento da agricultura biológica e do incentivo às pequenas produções hortícolas, como vértices do triângulo do desenvolvimento do concelho, com a criação de emprego qualificado, e da sua afirmação no contexto do litoral alentejano;

- Instituir um programa de promoção e dinamização cultural concelhio, com a qualificação da rede de equipamentos municipais, a sua dispersão pelas localidades do concelho para garantir uma rede ajustada à população existente, designadamente com a criação de pólos da biblioteca em Melides e Carvalhal e uma estrutura móvel para as restantes localidades, e a colaboração com o movimento associativo. Procurar um projecto inovador e distintivo que projecte Grândola no contexto nacional.


- Modernizar e qualificar os serviços municipais para que melhor possam servir a população e aprofundar a descentralização para as Juntas de Freguesia, com a realização de reuniões regulares;

- Relançar o projecto de requalificação urbana de Grândola, com a modernização dos sistemas de abastecimento público de água e saneamento, e avançar com iniciativas que garantam a renovação de um dos espaços públicos de cada localidade, em proposta a debater com as Juntas de Freguesia.

- Abordar a situação dos instrumentos de planeamento, colocando como prioridade do mandato a conclusão dos PU de Melides e de Santa Margarida da Serra, e para a revisão do PDM.

Camaradas e amigos

São estes alguns dos aspectos que pretendemos debater com o maior número de pessoas e instituições para construir um programa eleitoral capaz de garantir o desenvolvimento do concelho, reflectindo-se efectivamente na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

A nossa experiência confirma que é através de verdadeiros mecanismos de democracia participada que melhor se aferem as opções e decisões políticas, debatendo com abertura, ouvindo as populações, aproveitando o saber dos trabalhadores do Município e a capacidade dos parceiros que operam no território concelhio.

Temos muito trabalho pela frente até às eleições de 11 de Outubro, muito embora antes possamos afirmar em 27 de Setembro o nosso repúdio pelas políticas do Governo do PS, votando na CDU nas eleições para a Assembleia da República.

A população tem razões mais do que suficientes para estar descontente com as políticas deste Governo do PS que só acentuaram as opções de direita e degradaram as condições de vida dos portugueses.

Os trabalhadores do serviço público, particularmente os dos Municípios, têm motivos acrescidos para repudiar as políticas do PS para o País e para o concelho de Grândola.

Camaradas e amigos

Os últimos oito anos de governação do PS na Câmara Municipal de Grândola não trouxeram nada de novo, mesmo nada, para o concelho e a sua população, sendo até um retrocesso qualitativo em relação ao trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU nos anos anteriores de democracia. Havia trabalho, competência e honestidade, um projecto e uma estratégia de desenvolvimento que foi interrompida e importa retomar com a nossa vitória nas eleições de 11 de Outubro.

Temos todas as condições para afirmar que com o nosso projecto colectivo, com o projecto colectivo da CDU, Grândola vai ganhar. Para isso precisamos do contributo de todos na batalha eleitoral. Sejam bem vindos.