quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Vale de Juncos, Amareleja

O Parque da Ribeira de Vale de Juncos, em Amareleja, vai ser inaugurado na sexta-feira, 20 de fevereiro, às 17 horas.

A obra de valorização paisagística da ribeira e zona envolvente foi realizada pela Câmara Municipal de Moura, em terrenos da Junta de Freguesia de Amareleja. Orçada em cerca de 850 mil euros, a intervenção decorreu entre novembro de 2012 e fevereiro de 2015.

O projeto consistiu em trabalhos de paisagismo, os quais incluíram movimentação de terras, betões, pavimentos, revestimentos, zonas verdes, rede de rega e mobiliário urbano/equipamento. Houve ainda trabalhos de infraestruturas de águas, esgotos residuais e pluviais e de iluminação pública.

Foram três as zonas intervencionadas, nomeadamente, a própria ribeira, onde se assegurou a manutenção das cotas existentes e a sua configuração e desenvolvimento; um local conhecido como “Barriga Cheia”, onde foram construídas uma ponte e uma estação elevatória de águas residuais e foi feita a repavimentação; e o local do mercado, com a melhoria daquela infraestrutura. Agora em condições renovadas, vai continuar a realizar-se ali o mercado, numa ampla zona onde foram criados campos polidesportivos e uma área de manutenção.

A Câmara Municipal de Moura devolve assim à população de Amareleja um espaço requalificado que acaba por ter várias funcionalidades – o mercado, as zonas verdes para lazer, os campos polidesportivos e a área de manutenção para a prática desportiva.

Nenhum comentário: