sábado, 21 de novembro de 2015

Dos atentados e outros crimes

Texto apresentado ontem na sessão da Assembleia Municipal de Grândola:
 
«A vida humana devia ter o mesmo valor na sociedade global. Lutamos para isso. Para que critérios sociais, culturais, económicos ou sociais não justifiquem a descriminação de um homem perante o outro.
Não podemos substituir o horror e as preocupações, naturais, pelos ataques de Paris, pelo esquecimento de que todos os dias morrem milhares de pessoas em todo o mundo, pela guerra, por atos terroristas, pela barbárie e a estupidez humana mas, ainda mais preocupante e aviltante, pela fome e as dificuldades económicas e sociais motivadas pela exploração humana.
O drama vivido no passado dia 13, aqui à nossa porta é um atentado contra a vida, a liberdade e a democracia.
A visão aterradora de nos interromperem com uma arma ou uma bomba o nosso momento de lazer, de cultura ou familiar, tragédia comum, não nos podem tolher o olhar e a consciência para quem, todos os dias, vive esse drama, em diversos pontos do mundo e alguns bem próximos da nossa porta. De quem todos os dias é obrigado a olhar por cima do ombro e a calcular devidamente o chão que pisa.
Em simultâneo, devemos interrogar-nos da razão de jovens europeus, porque é disso que se trata, abraçarem uma causa que atenta contra a vida de cocidadãos e que os envia a eles próprios para a inevitabilidade da morte. Será também esta questão seguramente uma falha da nossa sociedade, europeia e ocidental.
Condenamos o atentado como todos os atos praticados contra a vida humana, seja pela guerra, pelo terrorismo ou por via económica e social.
Solicitava que guardássemos um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas de conflitos no mundo»

Nenhum comentário: