domingo, 13 de abril de 2014

Simon Gray na Granta

"Cá estou eu, então, a duas horas do mu sexagésimo quinto anos. A partir de amanhã terei direito a benefícios, suponho: uma pensão do estado, no valor de x libras por semana, viagens de borla nos transportes públicos, tarifas  reduzidas nos comboios. Presumo eu. Terei igualmente direito a benefícios secundários: atenção respeitosa quando falar, assistência imediata quando tropeçar ou me desequilibrar, ausência de reacção quando fizer coisas que tenho feito cada vez com mais frequência nos últimos tempos, e que sempre me esforcei por disfarçar: arrotar, dar peidos, babar-me, arquejar. Agora poderei fazer tudo isto publicamente e às escâncaras, num espírito de aceitação mútua: cá estou eu, com sessenta e cinco anos e um dia - cá está ele, som sessenta e cinco anos e um dia, um arrotador, um peidorrento, um baboso e um ...", Simon Gray, Diário de um fumador, Granta, nº 1.
Leituras que aconselho, tanto o número um e o dois, o terceiro está para sair, da Granta, disponíveis em qualquer bilbioteca próximo de si.

Nenhum comentário: