sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Previsões para 2011
Nesta altura do ano é normal fazer-se o balanço do ano que agora termina. Contrario essa tendência e faço duas previsões para 2011: não teremos eleições legislativas antecipadas (será mais uma despesa para o País, o PSD não está interessado nem tem condições para governar numa altura de crise e não se constituiria, em matéria de políticas, pela diferença em relação às que vão ser seguidas pelo PS e estão aprovadas no Orçamento de Estado dos dois partidos e promulgado pelo Presidente candidato) e o Benfica vai ser bi-campeão. Reconheço que a segunda é uma questão de fé clubistica e mais difícil de se verificar. Um bom ano para todos.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
The Dave Brubeck Quartet - Take Five
Nos relacionamentos aborrece-me, verdadeiramente, a previsibilidade exterior dos acontecimentos, razão pela qual aposto sempre, mas sempre, na imprevisibilidade. De notar que este tema musical é contemporâneo do ano do meu nascimento.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
A concorrência funciona?
As operadoras de chamadas móveis vão produzir aumentos nos custos das chamadas precisamente na mesma percentagem para o ano de 2011. Não tenho dúvidas que não houve concertação entre as três empresas e tudo não passa de uma mera coincidência.
domingo, 26 de dezembro de 2010
Referências rodoviárias II
Entre Coimbra e Condeixa, pela estrada nacional, existe uma localidade chamada Banhos Secos. Alguém me explica como é possível?
Grande miséria, a ser verdade
O Benfica e o Real Madrid, segundo o Record, estão a disputar um reserva do Barcelona, razão pela qual se percebe a diferença entre as três equipas.
sábado, 25 de dezembro de 2010
A pobreza não impede a alegria ...
... entendeu dizer o Cardeal Patriarca de Lisboa na noite de Natal para justificar os tempos difíceis que a maioria dos portugueses passam em Portugal. Aliás, na melhor tradição da igreja católica portuguesa sempre do lado do sistema e dos mais favorecidos. Mas tem razão, a maioria das comédias e programas de humor em Portugal são protagonizados por pobres. O problema é serem meramente os figurantes.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
Produzir mais, repartir melhor
ou uma forma outra de ver a situação do País e de apresentar propostas conretas e verdadeiramente alternativas.
Pomito Lencart
Nesta época de peles gretadas, recordo-me sempre do Pomito, era assim que a minha mãe lhe chamava, pomada milagrosa que resolvia todos os problemas da pele. Portuguesa, com certeza, criada os para os lados de Braga, disponibilizada numas caixas lindíssimas. A sua produção foi interrompida há anos, por deficiências higiénicas do laboratório ou, talvez menos credível, por na sua produção serem utilizadas partes de vaca na altura em que se falou de elas estarem loucas. De uma forma ou de outra, o pomito faz-me falta. Alguém que o volte a produzir.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Teatro Fórum de Moura comemora cinco anos
O Teatro Fórum de Moura está a comemorar cinco anos de actividade, num projecto inovador e de grande criatividade. Muitos parabéns.
Pina com a clareza habitual ...
... explica Manuel António Pina a quem o governo socialista está preso e quem governa efectivamente em Portugal.
os mercados não estão distraídos e têm objectivos claros
alguém acredita, perante os factos, que as medidas que continuam a penalizar os mesmos de sempre conseguirão saciar a voracidade dos mercados financeiros ou seja dos USA, do dólar contra o euro, do objectivo de manter a situação tal como está.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
é sempre bom avisar
caso BPN vai ser demorado, tanto quanto o processo de nacionalização e o prejuízo para os cofres públicos.
domingo, 12 de dezembro de 2010
A caminho do Natal
A caminho do Natal e do dia com menor tempo de luz do ano, sinto saudade dos dias longos e do Sol. E de uma esplanada à beira-mar.

As presidenciais
À medida que se aproxima a campanha eleitoral para as eleições presidenciais começo a notar alguma irritação no candidato Cavaco Silva, particularmente com Francisco Lopes, ao que parece o único que o poderá retirar da sua redoma e confrontá-lo verdadeiramente com as suas responsabilidades na situação do País.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Sempre gostei de Cantona, jogador
Eric Cantona sempre me agradou como jogador, mesmo nas reacções mais imprevisíveis. No seu papel actual na luta contra os bancos ainda não me convenceu totalmente, mas não me admira nada a reacção do sistema ao tentar desqualificar o cidadão. Será que os defensores do sacro santo mercado financeiro foram sempre bons rapazes? Olhem que não?
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Trio do Barça para melhor do Mundo
A sensação que fica com a nomeação de Messi, Xavi e Iniesta é que o prémio ficará bem entregue qualquer que seja a escolha final da FIFA e da France Football para a Bola de Ouro. Por mim escolhia o Iniesta porque é bom jogador e tem cara de boa pessoa. Para nós, portugueses, valha-nos o Mourinho.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Cavaco, o presidente com visão de futuro
Não sendo adivinho, nem astrológo qualificado como a Maia, nem transmissor da palavra de Deus como a Solnado, Cavaco Silva previu a actual crise com sete anos de avanço. Nada fez, a não ser candidatar-se a Presidente da República. Passados cinco anos, não restam quaisquer dúvidas: é mesmo o candidato da crise, forte razão para nele não votar porque não trará nada de novo. A ser eleito ficará quieto e dirá depois que já tinha avisado doze anos antes. Tristes políticos estes.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Quarteto 1111 - A Lenda De El Rei D. Sebastião
Música para este dia em que celebra o 1º de Dezembro, restauração da Independência.
José e Pilar
Assisti ontem, e recomendo, à exibição do documentário José e Pilar de Miguel Gonçalves Mendes, no âmbito do cuidado programa da Feira do Livro, em Grândola. Pena é que estivessem na sala pouco mais de 20 pessoas. O documentário mostra um Saramago diferente, menos frio, irónico para com a vida, logo para com a morte, apaixonado e com uma capacidade incrível para ultrapassar as agruras do percurso.
Ainda o Barcelona - Real Madrid
Mourinho gosta de entrar na história dos clubes e de marcar o seu percurso. Levou pela primeira vez cinco que lhe pesaram tanto nos bolsos que levou o jogo quase todo sentado. Pouco para número um. A sua apatia trasmitiu-se para o relvaod tamanho foi o baile. E deve estar a desejar melhor sorte para sábado ante o Valência. Um mau resultado e será uma desgraça. A imprensa e os adeptos espanhóis, esepcialmente os do Real, são uma máquina trituradora. E sim, não é o facto de estarem seis porturgueses no Real que deixo de torcar pelo Barça.
domingo, 28 de novembro de 2010
Os mercados, esses malandros
Não percebo porque razão os mercados não se atiram aos USA que têm uma dívida pública astronómica? Mais se as trocas comerciais deixassem de ser em dólares (como estava a concretizar Saddam Hussein) aquele País ia abaixo. Claro que não vão, porque os mercados são, basicamente, os americanos e o interesse é acabar com o euro. Não entendo como é que a União Europeia alinha nesta estratégia. Tenho para mim que a Alemanha e a França estão fartos da moeda única.
PCP defende aeroporto de Beja
Aqui está uma posição correcta e que não cai na tentação do mero oportunismo político como acontece frequentemente. É também por isso que o PCP é diferente dos outros.
sábado, 27 de novembro de 2010
Questões de futebol
Hoje, sem assistir pela televisão, vou torcer pelo Sporting, pelas razões de sempre, principalmente por não gostar do Porto e porque assim o campeonato fica mais animado, o qu eé melhor para o desastre do meu Benfica. Segunda-feira já tenho mesa marcada para assistir ao Barcelona-Real Madrid.
Adenda: intriga-me a centralização do discurso em torno da recepção ao João Moutinho, como não acredito que as bolas de golfe no dragão vão com os espectadores. Para mim são colocadas antecipadamente ...
Questões que se devem colocar
Se a greve geral não foi um momento político importante, porque razão os comentadores do regime perdem tempo a desvalorizá-la?
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Saramago na Feira do Livro em Grândola
A Feira do Livro em Grândola, que começa amanhã 26 e termina no dia 8 de Dezembro, destaca o escritor José Saramago, falecido este ano, com um programa de que se regista a qualidade e a preocupação em representar a transversalidade da obra do nobel português. A homenagem ao mais reconhecido escritor português surgiu de uma proposta apresentada pelos vereadores da CDU na Câmara de Grândola, logo após o seu falecimento, que propuseram também a atribuição do seu nome a uma rua da vila morena.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Michel Giacometti
A «Filmografia completa de Michel Giacometti» chegou esta semana, segunda-feira, ao grande público através do Público e assim vai continuar durante uma semanas, numa edição daquele jornal, da RTP e da Tradisom, com coordenação do antropólogo Paulo Lima.
A colecção trouxe-me à memória três encontros de um conjunto de vezes que me cruzei com Michel Giacometti. Uma primeira vez, em Moura, princípio da década de 80, quando solicitou apoio à Câmara para fazer recolha junto dos grupos corais concelhios. Acompanhei-o a Santo Aleixo da Restauração, onde o grupo local tinha um ensaio agendado para a sociedade. Quando chegámos não estava ninguém. Descemos a Rua da Igreja e no Café Pita encontrámos a maioria do grupo, a cantar em volta de petisco e de vinho. O ensaio ficou por ali. A segunda vez, começavam os anos 90, encontrava-me a trabalhar no «Diário do Alentejo», no primeiro andar do edifício da Praça da República , quando a porta da redacção se abriu e surgiu a figura do etnólogo nascido corso e afirmado português. Para minha surpresa, passados quase dez anos do primeiro encontro, Michel dirigiu-se a mim e cumprimentou-me, tratando-me pelo nome, com a sua habitual simplicidade. Depois disso cruzámo-nos mais algumas vezes. O último encontro tem como cenário a Casa do Povo de Peroguarda, na localidade onde escolheu beijar a terra, a sala à pinha, o caixão no centro e o grupo coral a entoar «O menino», canção de Natal que havia registado anos antes. Do seu trabalho fica agora a divulgação e a homenagem mais que merecida. Para mim guardo a imagem do Homem bom, como se diz no Alentejo, e do cidadão empenhado.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Para os pobres, mercado
Com a recente decisão da Irlanda de recorrer à ajuda externa para salvar os bancos, ficam mais claras as palavras de Atilio A. Boron, sociólogo argentino, na edição de Novembro do Courrier internacional: «Ao contrário do que se verificou em relação aos grandes oligopólios, o 'salvamento' dos pobres fica nas mãos do mercado. Para os ricos, há o Estado; os pobres terão de se governar com o mercado. E se o Estado aparece, é para reprimir ou desorganizar os protestos sociais. Alguém disse uma vez que as crises ensinam. Tinha razão.» E eu espero que se aprenda a lição e recomenda a leitura de todo o artigo de opinião.
domingo, 21 de novembro de 2010
Portugueses nas Caimão
O Expresso referia na última página do corpo principal que «Portugueses colocaram 1,6% do PIB nas Caimão num ano». De imediato, telefonei ao meu corrector para averiguar se estaria entre aqueles «portugueses», ao que ele esclareceu que não uma vez que os meus lucros não chegavam para tanto. Em 2009, ano de crise, os tais portugueses colocaram só naquele paraíso fiscal €2600 milhões, uma ninharia que todos nós, directamente e através do Estado, pagámos. Parece-me a mim que, tirando alguns negócios ligados a actividades ilegais, seria muito fácil encontrar os «portugueses» que se alimentam daquele e de todos os outros paraísos fiscais, fugindo ao pagamento de impostos, porque devem caber em pouco mais que os dedos de duas mãos. Aliás, devem ser todos aqueles que mais vão beneficiar com o pagamento antecipado de dividendos que as empresas portuguesas (PT e Jerónimo Martins já anunciados) vão fazer em 2010 para escapar a maior tributação em 2011. É, aliás, um bom exemplo e um forte empenhamento das empresas e dos empresários na resolução da sua crise ou seja do aumento da sua riqueza. Detendo o Estado a chamada golden share na PT porque não a utiliza para evitar esta fuga de capital? Fico com a ideia que alguns membros do governo e muitos amigos deles vão ganhar com isso e estão no tal grupo de «portugueses».
sábado, 20 de novembro de 2010
Feira em Melides
Termina amanhã a tradicional Feira de Melides. O tempo está bom e a certame tem muito para oferecer que justifique uma visita ao litoral do concelho de Grândola. Passe também pela praia de Melides que dispõe de um conjunto de bares e restaurantes renovados.
Teatro em Moura: O capitalista, o guia e o carregador
A esta hora, o Teatro Fórum de Moura apresenta no Centro Recreativo Amadores de Música «Os Leões» uma sua nova produção chamada «O capitalista, o guia e o carregador», um tema bastante actual. Depois de duas sessões, a 18 (a que tive o prazer de assistir) e a 19, segue-se esta e uma digressão pelo concelho e região.
A cimeira da NATO
Como é conhecido as cimeiras servem basicamente para o espectáculo, porque aqui chegados as diversas diplomacias já trabalharam e acordaram todos os temas que vão estar em cima da mesa. Neste tipo de encontros não há surpresas e os principais responsáveis limitam-se a assinar os documentos a que já deram o seu acordo, a estabelecer contactos e a afirmar os princípios que subscreveram. Só assim se percebe, por não haver mais que dizer, a parolice da nossa comunicação social televisiva e os intermináveis directos sobre coisa nenhuma e os passos que, principalmente, o presidente da USA dá, ao género de «o avião aterrou às 10,47». Importante, mas melhor seria de tivesse aterrado às 10,46, aí sim seria uma autêntico espectáculo e um estrondoso sucesso da cimeira.
Paulo Barriga no DA
O Paulo Barriga vai ser o próximo director do Diário do Alentejo. Ao meu amigo de longa data, companheiro de andanças e de escritas, camarada de muitas cumplicidades, jornalista de grandes capacidades desejo a maior sorte do mundo. Vai precisar. A tarefa não me parece fácil. Se conseguir desenvolver a sua actividade, sem grandes atropelos, será bom, principalmente, para o jornal e para a região. E uma homenagem a quem fundou o DA e o conseguiu elevar a um lugar de prestígio. Estamos a precisar.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Amper Central Solar
Numa altura em que decorre o Sustentar é sempre de relevar a atribuição de um prémio que resulta do investimento do projecto de energias renováveis conduzido pela Câmara de Moura.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
As manhãs, deliciosas manhãs...
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
O FMI já cá está
Julgo que a ninguém restará grandes dúvidas que, após o acordo entre o Governo e Catroga garantindo uma confortável maioria para assegurar o Orçamento de Estado dos banqueiros, o FMI entrou claramente na condução da política portuguesa. Até às eleições presidenciais e enquanto não elegerem o candidato da crise, vai continuar a ladainha do vai entrar, ainda não entra, é inevitável a entrada, Portugal é diferente da Irlanda e da Grécia, está eminente a entrada. Só para empatar tempo e não perturbar a campanha das presidenciais. É preciso dizer que existem outras soluções e outros caminhos. É necessário para isso quebrar barreiras e abrir portas.

domingo, 14 de novembro de 2010
sábado, 13 de novembro de 2010
O chamado governo de unidade nacional
Desde o tempo de Cavaco Silva como Primeiro-Ministro que existem governos de unidade nacional ao nível das políticas. Com o resultado que se vê e a que Portugal chegou. Repetir as mesmas soluções não me parece sinal de inteligência e clarividência. Já agora Eduardo Pitta, se a agricultura vai para a economia e a cultura e o ambiente ficam ao nível de secretaria de Estado, porque razão se mantém o Ministério da Ciência e Ensino Superior? Mais do mesmo para que tudo fique na mesma.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Para enfurecer de vez os «mercados» ...
... seria interessante que o serviço público de rádio e televisão dessem a conhecer aos portugueses, e aos «mercados» já agora, as soluções e as propostas dos outros partidos, particularmente do PCP e do Bloco, para melhorar o mau Orçamento de Estado elaborado pelo Governo e Catroga. Utilizando o refrão de um conhecido deputado brasileiro: pior para os portugueses não ficava.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Dorme, dorme, cidade... de Pedro Tamen

Dorme, dorme, Cidade ...
Vê a noite, cheiram as glicínias,
entra pelos quartos se os há,
no intervalo das telhas,
a certeza de que amanhã.
Um dia, sim, oito vezes,
vinte vezes um dia. Ouves?
Entendes! Afinal,
talvez nem valha a pena,
talvez não nasça nada
se entenderes. Dorme,
dorme, dorme, Cidade ...
Poema para todos os dias, Retábulo das Matérias, Pedro Tamen
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Opções de estacionamento
Existindo no local muita disponibilidade, interrogo-me da razão deste automobilista escolher a curva para estacionar e também das forças de segurança não agirem perante a situação. Estava lá ontem, quando a fotografia foi tirada, e hoje também. Estarão à espera que suceda algum acidente?

domingo, 7 de novembro de 2010
Os números da manifestação
Sem querer entrar na «guerra» dos números da manifestação, haverá alguém que acredite no rigor deste modelo científico protagonizado pelo norte-americano Steve Doig?
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Doris Lessing
(...)«A morte de Phyllis deixara uma ausência que lhes lembrava continuamente que algumas pessoas são muito mais do que a soma das suas partes. A sua influência fora enorme, naquele prédio e para além dele», in As Avós e outras histórias, Editorial Presença. Conheço algumas pessoas que reúnem aquelas características e aconselho vivamente o livro da Prémio Nobel de 2007.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Elvis Costello
Através do Vítor Dias tomei conhecimento deste muito recomendável novo álbum de Elvis Costello, um autor que consta entre os preferidos cá da casa. Passem por lá porque é bom e recomenda-se.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Feira do chocolate em Grândola
Começa quinta-feira mais uma edição da Feira do Chocolate. Estou com interesse em ver o espectáculo dos Virgem Suta. E, naturalmente, consumir chocolate.
O arco do poder
Se o País está como está, justiça seja feita, isso deve-se aos chamados partidos do arco do poder. Nesse caso, qualquer solução viável e diferente passará por outros partidos e opções políticas e nunca pela mesma receita.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
O acordo e a aprovação do OE não serviam para acalmar os mercados?
É o que dá andarem para aí a dizerem que o Orçamento de Estado apresentado pela firma Sócrates e Teixeira e apoiado pelo Passos é mau.
domingo, 31 de outubro de 2010
Francisco Lopes à Presidência
Foi recentemente publicada a lista de 30 personalidades que apoiam a candidatura de Francisco Lopes, candidato do PCP. O assunto não mereceu grandes, só algumas, poucas e pequenas. Entre os nomes, constam os de Siza Vieira e Óscar Lopes. Imagino que se não constassem seria uma grande notícia.
Dilma eleita presidente do Brasil
Há razões para festejar, mesmo que o movimento de paixões que o PT e Lula da Silva tenha esmorecido e alimentado outros opções. O que é salutar. O Brasil que Dilma herda é muito diferente do de há dez anos atrás. Para melhor.´Espero que lhe chamem Presidente e não Presidenta como parece querer Lula. Deixem-se de machismos bacocos. Em Portugal, em particular órgãos de comunicação social, também há uns quantos derrotados.
Depois de York
Agora que as grandes superfícies já podem abrir todos os dias até à meia-noite, interrogo-me como é que os ingleses conseguem sobreviver e ser mais desenvolvidos que nós sem possuírem este enormes recursos e o comércio tradicional, na sua maioria, só funcionar até às 17 horas? Pertencendo à União Europeia, como conseguem ter antigos mercados transformados em espaços comerciais e venderem fruta em bancas de rua? Sem estar empacotada. 

O acordo Teixeira-Catroga
O melhor que o acordo tem é obrigar a poupar 500 milhões e a criação de uma agência «independente» para avaliar as finanças públicas que poderá custar outros tantos 500 milhões. É costume ser assim nas trocas de lugares entre socialistas e sociais-democratas no Governo. Ontem, no jornal da dois, ouvi Mira Amaral (várias anos ministro de governos do PSD) dizer que era necessário eliminar grande números de institutos que existem no Estado. O que era necessário perguntar era quantos é que ele e os governos em que participou criaram. Se houvesse decência em Portugal todos os que passaram pelo Governo nos últimos 30 anos deveriam abster-se de quaisquer comentários. Não. São precisamente esses que as rádios, televisões e jornais vão buscar. O sistema funciona em circuito fechado.
sábado, 30 de outubro de 2010
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
As negociações do Orçamento de Estado
A encenação protagonizada pelo Governo e pelo PSD são a negação da democracia em Portugal. Sendo a proposta de Orçamento de Estado da responsabilidade da Assembleia da República, as negociações deveriam ser entre os partidos e não de um governo com um partido. É um dos maiores atropelos ao nosso sistema político, sob o manto de silêncio dos Presidentes da República e do Parlamento. E a cumplicidade do PS e de todos os seus parlamentares. Razão a todos aqueles que perguntam para que é que servem os deputados. Pelos vistos, os socialistas só para se levantarem na altura do voto.
A encenação do sistema
A encenação correu com tinha que correr. Há muito que o leite achocolatado estava fora de prazo e estragado. O Orçamento de Estado com um governo PSD não seria, em substância, diferente. Agora no Parlamento, os sociais-democratas já têm razões para se abster, viabilizando-o, afirmando com convicção que retrata as opções socialistas. Nada mais falso.
Terrorismo financeiro
Há duas entidades abstractas a condicionar a sociedade mundial e que apresentam características semelhantes: não são palpáveis mas existem; estão em todo o lado e supostamente ninguém sabe qual a sua base; existem, porque servem fortes interesses económicos; são emanações do sistema capitalista. Falo dos terroristas Osama Bin Laden e dos mercados financeiros.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Chávez em Portugal
Afinal o amigo sul-americano do nosso primeiro veio dar só uma mão e não as duas como afirmou. E nem cumpriu o que estava prometido. Já nem nos amigos se pode confiar.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dito e feito: Junta de Freguesia de Grândola leva petição à Assembleia da República
A Junta de Freguesia de Grândola, respeitando o compromisso assumido com a população, entregou a semana passada na Assembleia da República a petição para discussão do problema criado com o encerramento das urgências no Centro de Saúde e o fecho do Posto Médico do Canal Caveira. O assunto já desceu à respectiva comissão.
domingo, 24 de outubro de 2010
Militantes comunistas obrigados a despirem-se
Há hábitos que não se perdem, razão pela qual é necessário divulgar para que sejam conhecidos atropelos à liberdade colectiva e individual. Já agora: apresentaram queixa? Era importante saber. E fazer.
sábado, 23 de outubro de 2010
Deixa-me rir
A possibilidade, que neste momento já não o é, do PSD viabilizar o mau orçamento está na exacta medida de não ser alterada a taxa do IVA sobre o leite achocolatado. Ah, e de alguns sumos. Assim está bem.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Feriado Municipal em Grândola
Amanhã é feriado no concelho de Grândola. Pormenores sobre o programa das festividades aqui.
Feira do Livro em Amareleja
A Feira do Livro em Amareleja, numa organização da Câmara Municipal de Moura, abre ao público amanhã, 22, e prolonga-se até dia 27, no Espaço da Torre do Relógio.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
A propósito do Orçamento de Estado: a voz do dono
Depois da visita dos banqueiros, tanto o PSD de Passos Coelho, como o Governo e o PS de Sócrates mudaram ligeiramente de discurso e já estão a obedecer à voz do dono. Nada que Jerónimo de Sousa não tenha vindo a assinalar de que as birras entre ambos são só um disfarce e que este malfadado OE vai passar sem quaisquer dificuldades. Que serão grandes para todos nós.
Os vários discursos de Sócrates
Este post é bem conseguido e exemplar dos discursos recentes de Sócrates. Vale a pena uma viagem por este país inventado.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
O Castilho não sabe ler
O Secretário de Estado da Administração Pública veio dizer que o despacho de sexta-feira passada não diz o que lá está escrito, como pode verificar aqui e aqui, e que não tem como objectivo suspender os concursos para admissão de pessoal na administração pública. Ou não sabe ler ou está a tentar evitar o direito à indignação e luta dos trabalhadores.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
As eleições no Brasil
Vislumbro sempre um certo sorriso nas apreciações e notícias aos resultados das eleições brasileiras, principalmente quando se referem à possibilidade de eventuais dificuldades da candidata do PT, Dilma Rousseff. O facto indesmentível é que o Brasil de hoje não tem nada a ver com o Brasil de quando o Serra era responsável e ministro do País.
domingo, 10 de outubro de 2010
Cada vez mais longe da Coreia do Norte
Aprofunda-se a dinastia na República da Coreia do Norte. Teme-se o pior para a população daquele País.
A malta social-democrata (?) em defesa do sistema
Reconheço que quando vejo personagens tão diferentes (serão?) como Vasco Pulido Valente, Manuela Ferreira Leite, Medina Carreira, Pacheco Pereira, Marcelo Rebelo de Sousa, todos da mesma área político-partidária, só me ocorre a possibilidade de estarem a perpectuar a defesa do actual sistema político que nos conduziu à desgraça em que estamos. Esta crise só pode gerar mais crise e proveitos para alguns interesses instalados. Sobre o momento actual sugiro esta ligação para que não se fique com a ideia que o futuro é de caminho único. Não é. Há outras alternativas. À esquerda, claro.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Portugal-Dinamarca
O Sporting tem mais jogadores (Ronaldo, Nani, Carlos Martins e João Moutinho) de formação na equipa da selecção nacional e o único representante do clube foi formado no Benfica.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Governo (alemão, claro) defende aumento de salários na Alemanha
Nós estamos a pagar para isto com as nossas medidas de austeridade e a submissão cega à entidade abstracta (dirigida essencialmente por Alemanha e USA) chamada Mercado.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Um Soares Alegre
As declarações de Mário Soares sobre o discurso de Cavaco Silva no final da cerimónia oficial nos Paços do Concelho de Lisboa são mais uma facada na candidatura de Manuel Alegre. Não há dúvida: a maioria dos dirigentes do PS preferem o actual presidente ao seu camarada.
No centenário da República
No centenário do 5 de Outubro de 1910, o importante para mim é comemorar a democracia que chegou com a Revolução de Abril.
sábado, 2 de outubro de 2010
Porque razão o Governo não o demite
A CGD é pública. Totalmente. Porque razão estas declarações não são justa causa para o despedir?
Austeridade e Presidência
É previsível que exista no Parlamento uma maioria negativa em relação às medidas de austeridade que o Governo pretende concretizar, bem como em relação ao Orçamento de Estado para 2011, contando evidentemente com a natural abstenção do PSD, logo será interessante verificar a posição do Presidente da República quando se tem manifestado contra medidas que penalizem os mais fracos, como acontece com estas. O putativo candidato presidencial Cavaco terá que passar das palavras aos actos e exercer o seu direito de não promulgar medidas que em nada beneficiam o País e penalizam os já muito pobres. Parece-me que não vai ser assim.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
"Grândolas" - A revolução começou com música
Para assinalar o Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, a Junta de Freguesia de Grândola promove uma conferência com Ruben de Carvalho, pelas 21,30 horas, nas instalações da Ludoteca, sob o título «Grândolas» - A revolução começou com música».
domingo, 26 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
O Presidente quer um orçamento do bloco central
Portugal está a caminhar a passos largos para um regime presidencialista e a confirmar que as diferenças entre PS e PSD são pouco mais que retórica. Sócrates enterra todos os dias o Manuel alegremente.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
O Verão acabou
O Verão acabou e não é uma mera constatação de calendário. O tempo mudou. Aproximam-se os dias pequenos e começam as longas noites. Que saudades já tenho das tardes na esplanada. É assim que percebo como gosto de luz. Muita luz.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Despido para vender
"Dormir nu é ecológico", de Vanessa Farquharson, que se apresenta com a beldade da capa, é o resultado de um conjunto de reflexões sobre a forma de alterar pequenos gestos do quotidiano para contribuir para uma postura mais amiga do ambiente. Até aqui tudo bem. Só não percebo o recurso ao nu para vender um livro de ideias de preservação do ambiente, quando refere como outras soluções e hipóteses o utilizar a bicicleta e os passeios pedestres em vez do carro e até o «lavar o cabelo com vinagre, em vez de champô». Reconheço que se o escolhido para o título fosse este último o livro venderia menos. Informo que não comprei, nem li. Vislumbrei numa montra, Papelaria Jopal, em Moura, e recorri ao http://www.wook.pt/ para caçar a fotografia e ter um excerto da publicação. Só não percebo que sendo a postura ecológica o centro do argumento e defendendo que se deve dormir nu, se ofereça como brinde na compra de um livro um tapa-olhos. A fronha eu percebo.

A demissão de Carrilho
Nota-se que o Pitta tem dificuldade em estar contra o Governo de Sócrates. Ele queria, mas não consegue. Daí a escrita lacónica.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Variante ao Bairro da Estação, em Grândola
Há poucos anos foi construída uma variante ao Bairro da Estação, em Grândola, para melhor permitir a ligação entre a sede de concelho e a zona interior, principalmente a localidade de Água Derramada e algumas terras do concelho de Alcácer do Sal. Uma obra necessária e que veio melhorar a circulação interna. O que não se percebe é a razão de uma variante ter um imenso parque de estacionamento quando confina com um espaço rural. Será que se quer aproveitar esta via para urbanizar terrenos fora de instrumentos de ordenamento do território? Esperemos.
Últimos dias de praia
Ontem, domingo, foi, talvez, o último dia de praia. Os próximos dias o dirão, tenho esperança que Setembro ainda o permita.

Praia do Carvalhal, Grândola
A propósito de medicina e de amizades
(...) como a medicina é um compêndio de erros sucessivos e contraditórios dos médicos, chamando os melhores temos grandes possibilidades de procurar uma verdade que será reconhecida como falsa alguns anos mais tarde. De modo que acreditar na medicina seria uma suprema loucura, se não acreditar nela não fosse uma loucura ainda maior, porque desse amontoar de erros se evolaram com os tempos algumas verdades», Marcel Proust. Isto a propósito de notícias que me chegaram de alguns, mesmo alguns, amigos.
domingo, 19 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
Talheres de peixe
Sentados à mesa, ementa a circular pelas mãos dos três convivas. Jantar. Dois pratos de carne e um de peixe. Este último pedido mais adequado e escolha mais inteligente para a noite. Fria. Com chuva. Beja mergulhada no seu silêncio de Inverno. Aperitivos. Vinho. O suficiente. Conversa, muita e animada. Os pedidos na mesa. "Traga-me talheres de peixe", pediu. "Sabe, não temos. Tivemos que os retirar, porque os clientes levavam a refeição toda a tentar endireitar a faca", respondeu o proprietário do restaurante.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010
As presidenciais
Este texto é bastante claro sobre as opções que se colocam nas próximas eleições presidenciais. A não haver surpresas, a decisão para a segunda volta está tomada.
O seleccionador português
A jogada de Madail com Mourinho revela um pouco da situação de caos que a Federação Portuguesa de Futebol vive há anos. O provável é que o treinador não aceite o desafio. A ser assim, alguém ficará com o menino nos braços e sem alternativas credíveis para comandar a selecção. Se aceitar terá que ser até ao fim. Porque para fazer dois jogos o seu sucessor estará com os pés sobre brasas. Assim vai o futebol português. Portugal adora o sebastianismo.
Duelo entre arsenais
O resultado do Braga em Londres não foi assim tão mau: o Porto o ano passado levou cinco, e no anterior quatro e no outro dois.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Processo Casa Pia
Catalina Pestana tem razão, e mais razão à medida que se vão conhecendo os pormenores: do lado das vítimas o processo está encerrado.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Acho mal
Acho mal que os alunos que sempre andaram nos colégios privados não possam agora escolher as escolas públicas que mais lhes convém. São vítimas da crise.
O nosso homem
O deputado João Ramos já mostra trabalho, na linha, aliás, dos anteriores parlamentares comunistas. A dedicação e os contactos com a população são um padrão de conduta. E uma opção política.
sábado, 11 de setembro de 2010
Negócios estrangeiros
A importância da bola em Portugal mede-se pela interferência de um Secretário de Estado e pelas considerações de um Ministro dos Negócios Estrangeiros que nos últimos seis meses falou uma vez e precisamente do episódio Queirós. Imagino o Obama preocupado com o assunto por estar a prejudicar a imagem de um seu tradicional aliado.
O Porto já leva muita distância (e sem ajuda do árbitro)
O Benfica até pode ter razões de queixa da arbitragem de Benquerença, mas uma equipa que se quer campeã tem que dar a volta ao jogo e só pode marcar golos quando cria oportunidades que foi coisa que não aconteceu na sexta-feira. Mesmo assim parece-me cedo para que os portistas encomendem as faixas.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Feira de Setembro
O cheiro dos «peros», oriundos do Oeste e hoje chamados de maçã golden, na fila de barracas na Rua S. João de Deus, é das primeiras recordações que guardo da Feira de Setembro, a maior do concelho e, ainda, uma das melhores do Alentejo. Vindo da Salúquia, a partir do tribunal chegava a nós aquele odor intenso e agradável. Estávamos a chegar à feira. Os cheiros hoje serão outros, mas a feira continua. Com novas variantes, adaptada à actualidade e a realizar-se num moderno parque municipal de feiras e exposições. O programa pode ser consultado em http://www.feirasdemoura.pt/programas.htmil. Falta dizer que começa na quinta-feira.

Corram com toda esta equipa dirigente da federação
A selecção portuguesa de futebol é como alguns cafés, muito fraquinhos.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
O Presidente da República quer o orçamento aprovado, os meninos façam o favor de se portarem a condizer
Mais do que o PSD, é o PS e o Governo que ficarão reféns de Cavaco Silva com a provável aprovação do Orçamento de Estado para 2010. Na entrada da campanha eleitoral para a recandidatura ao cargo, este não deixará de ser o Orçamento do Presidente da República, aprovado unicamente com os votos do partido que apoia outro candidato na corrida presidencial. É uma espécie de facada alegre.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
A Universidade de Verão do PSD
Alguém me explica quais são os inconvenientes de ter uma empresa que dê lucro no sector empresarial do Estado de forma que os benefícios possam ser distribuídos por todos?
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Uma nova maneira de fazer uma semana cultural
A XII Semana Cultural de Safara, que ontem começou e termina no domingo, marcou uma nova forma de actuar e de realizar iniciativas em parceria. Pela primeira vez a Câmara Municipal de Moura participou na organização a convite da Junta de Freguesia. E esta nova atitude dos autarcas de Safara reflectiu-se no número de pessoas que participaram na cerimónia de inauguração e também na qualidade do programa. Novos tempos por aquela localidade.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Projectos diferentes
Projectos que é importante conhecer da autoria de Aires Mateus e divulgados aqui, no site de Judit Bellostes, motivo de visita regular pela divulgação e qualidade. O projecto em causa é localizado na Comporta, concelho de Grândola. Na ligação podem ser visualizados também projectos em Moura e Cascais.

XII Semana Cultural de Safara
A XII Semana Cultural e a V Feira de Artesanato e Agro-Alimentares de Safara começa hoje, dia 1, e prolonga-se até 5 de Setembro, ocupando o espaço renovado da Praça 25 de Abril. Exposições, «Na máquina do Tempo» de Gil Teixeira Lopes, canto lírico, fado e música ligeira, com destaque para a actuação de Paulo de Carvalho no dia 4, às 22 horas, e teatro, com o CENDREV e o Teatro Amador do Grupo União Safarense são os destaques de um intenso programa organizado pela Junta de Freguesia de Safara e Câmara Municipal de Moura, com o a colaboração do Grupo Artístico Musical Safarense.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Progressão dos trabalhadores
Um assunto que é necessário estar atento e acompanhar. Com toda a atenção.
Novamente a expulsão de cidadãos em França
Como sempre a forma certa de Manuel António Pina colocar as questões. Não deixa de ser paradoxal que seja um filho de emigrantes, Nicolas Sarkozy (o apelido tem pouco de francês como é visível pela grafia) a protagonizar políticas que já estão a ser enquadradas como de perseguição étnica.
domingo, 29 de agosto de 2010
Silly season
A chamada silly season está a terminar. Para a semana a maioria dos portugueses volta ao trabalho. Alguém acredita que alguma coisa vai mudar?
sábado, 28 de agosto de 2010
Não são ciganos, são cidadãos
O Presidente e Governo franceses (não é a França no seu todo que o está a fazer) estão a expulsar cidadãos para a Roménia e a Bulgária, logo esta inicaitva está dentro do espaço da União Europeia. Porque razão os órgãos de comunicação se referem às pessoas como sendo ciganos?
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Liga dos Campeões
Os grupos das equipas portuguesas não são dos piores, parecendo-me o do Braga mais fácil que o do Benfica. Ainda falta saber qual é o grupo do Porto ...
Memória
«A memória não é indispensável somente para lembrar o que se quer dizer; é, talvez, ainda mais precisa para se lembrar o que não se deve dizer», Manuel Teixeira Gomes, in Carnaval Literário.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Francisco Lopes candidato presidencial do PCP
Perante os já divulgados candidatos à Presidência da República e o putativo recandidato Cavaco Silva, voto em Francisco Lopes e ponto final, haja ou não segunda volta.
domingo, 22 de agosto de 2010
Contactos com a população
O Segredo de seus olhos
«O Segredo dos seus olhos» chegou às salas portuguesas em Maio, ainda está em cartaz, depois de ter ganho o Óscar para melhor filme estrangeiro. Um excerto e uma descrição pode ser consultada aqui. Posso dizer que é um excelente filme, fui ver por mera intuição (recordava-me vagamente da sua apresentação numa outra sessão), e por estar cansado dos melodramas e violências norte-americanas, com as vertiginosas mudanças de câmara. É, fundamentalmente, sobre duas histórias de amores difícies numa Argentina assolada por uma dramática, dura e violenta ditadura. Retivi os belíssimos cafés de Buenos Aires. Saudades destes espaços amplos.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Câmara de Moura apoia famílias
A responsabilidade e competência não é da Câmara mas é correcto apoiar famílias em dificuldades. Fica o exemplo para que outros troquem a retórica pelos apoios efectivos, porque uma Câmara não pode ficar indiferente à sua população. Como acontece com o Governo que desde 1997 não financia o projecto que a autarquia elaborou para que o problema das cheias no Sobral da Adiça ficasse definitivamente resolvido.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
O encerramento de escolas
Registo com agrado (onde já vi isto) que a lista final das escolas a encerrar no próximo mês de Setembro exclua estabelecimentos de ensino dos concelhos de Moura e Grândola, quando, de acordo com os critérios governamentais, poderiam estar abrangidas, respectivamente, uma e cinco escolas.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Os preços dos combustíveis em Portugal
Chamo a atenção para este estudo do Eugénio Rosa, publicado no Cinco Dias.
Grande Braga
Afastando o desfecho desta eliminatória, grande equipa tem o Braga. São mesmo quatro os candidatos ao título.
Cancela não, cancela sim
O Público, na edição de 14 de Agosto, noticiava que o Provedor de Justiça condenava as cancelas que há quatro anos existem no loteamento de Soltróia, criando limitações no acesso às praias e às habitações. O assunto tem sido debatido ao longo dos anos na Câmara e Assembleia Municipais, principalmente pelos eleitos do PCP, sem que nada a Câmara tenha feito para corrigir aquela anomalia que se verifica desde 2006. Na referida notícia, «o Presidente da Câmara, Carlos Beato, disse registar 'com agrado' a recomendação», não existindo qualquer referência no texto se iria acatar a recomendação e proceder como refere a mesma que a Câmara deverá «executar coercivamente, se necessário, as providências tidas por conveniente para assegurar o cumprimento da legalidade». Convém referir que as recomendações do Provedor de Justiça são isso mesmo, recomendações. Não se sabe ainda que iniciativas a Câmara vai tomar face a esta questão. Contudo, sobra uma conclusão: na realidade, a actual gestão da Câmara vê com agrado a instalação de cancelas para barrar os acessos às praias, como se pode comprovar aqui, na proposta de regulamento de circulação e estacionamento de Tróia, em discussão pública, onde no artigo 12 é admitida essa possibilidade de forma clara.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Meu querido mês de Agosto
Neste regresso ao trabalho, quem está de férias que desculpe, mas os dias frescos sabem muito bem.

Assinar:
Postagens (Atom)