terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jazz a dois


Há actualmente na Antena Dois um programa chamado Jazz a Dois, a partir das 20 horas. Sintonizei-o pela primeira vez na anterior sexta-feira, numa das minhas inúmeras viagens. Agradou-me e trouxe-me à memória um episódio da minha vida da já longíqua década de 80 do século passado (o tempo caminha mais que nós e atraiçoa-nos o presente), quando, nos meses de inverno por volta de 1985, não consigo precisar sem procurar nos arquivos pessoais, acertei com o Álvaro Ramos, na altura chefe de divisão na Câmara de Moura, a emissão de um programa na Rádio Planície, aproveitando os seus largos conhecimentos e discografia sobre jazz, emprestando o meu contributo unicamente através da apresentação. É dessa altura o meu interesse por esse género musical, continuando a cultivar essa paixão. Julgo que com alguma desconfiança, a direcção reservou-nos uma hora semanal, num horário sem quaisquer danos e consequências para a estação, entre as 20 e as 21 horas. Com o guião preparado pelo Álvaro, mantivemos a regularidade na emissão até à primavera seguinte,quando os dias começaram a ficar luminosos. Fizemo-lo com grande satisfação, na certeza que estávamos a trabalhar em circuito fechado ou seja erámos em simultâneo os emissores e os ouvintes. Espanto nosso, quando soubemos mais tarde que tinhamos como a mais inesperada ouvinte, indefectível, uma senhora dos seus consolidados 80 anos que religiosa, penso que aqui o posso dizer, e semanalmente se ligava à estação para ouvir o programa. Disse a uma amiga, em casa de quem a nossa fiel ouvinte vivia, “não sei o que é, não percebo nada, mas gosto desta música. Agrada-me”. A mim também. desde essa altura.

Nenhum comentário: