sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SS

Com a devida vénia a Manuel António Pina, hoje no JN (sublinhados meus):
Notifiquem-se os arguidos

É um talento que costuma atribuir-se aos poetas, mas que têm todos aqueles, raros, que são capazes de "ver", e não apenas olhar. A blogosfera, porque é múltipla, e livre (por enquanto…), e contraditória, é um lugar privilegiado para "ver" o que o discurso e o olhar raso dos media tradicionais ocultam. Ficar-se hoje, em termos de informação como de opinião, por jornais e telejornais constitui a pior forma de cegueira. Em blasfémias.net dei ontem, de súbito, com algo de cuja dimensão, apesar de estar sob os meus olhos, nunca me apercebera: a vocação de queixinhas do ministro Santos Silva.
Num "post" assinado por jcd (meu Deus, mais um anónimo!, dirá Pacheco Pereira), enumeram-se 22 títulos ou notícias recentes de jornais em que o perplexo ministro "acusa" alguém ou alguma coisa: sindicatos, Manuela Ferreira Leite, PSD, CDS, Paulo Portas, "Jornal da Madeira", professores… Nunca contradiz, "acusa". Seguindo o conselho de um comentador, dei-me ao trabalho pesquisar no Google por "Santos Silva acusa" ou "Santos Silva acusou". 16 700 entradas! Se ninguém o nomeia intendente-geral é uma injustiça.