domingo, 28 de fevereiro de 2010

CDU preocupada com a situação do Centro de Saúde de Grândola

Os eleitos da CDU na recente reunião da Assembleia Municipal de Grândola estiveram activos, com apresentação de temas que preocupam os grandolenses e isso notou-se, nas posições assumidas pelos outros partidos e pelas intermitências na condução dos trabalhos. O mais interessante foi a abstenção dos eleitos socialistas na votação de uma moção sobre a situação no Centro de Saúde, da qual apresento os pontos reivindicativos:

funcionamento de um serviço de urgência, ao invés de um AC (apoio complementar) com atendimento permanente;
consolidação dos atendimentos realizados nas extensões de Azinheira de Barros, Carvalhal e Melides;
reabertura do Posto Médico em Canal Caveira;
dar uma melhor resposta também aos moradores de Água Derramada, Cadoços e Silha do Pascoal;
Melhoria da rede de transportes públicos para um melhor acesso ao Centro de Saúde de Grândola e ao Hospital do Litoral Alentejano.

Foi sobre estas propostas que os eleitos socialistas se abstiveram (aliás só por receio não utilizaram figuras regimentais para evitar a discussão), porque manifestavam confiança nos responsáveis regionais do agrupamento de saúde, numa posição de defesa das medidas do governo e sem olhar aos interesses da população. Curioso é que, pelo facto de no espaço reservado ao público o assunto ter sido chamado novamente à discussão, a confiança nos serviços passou a uma reunião urgente da Câmara e da Assembleia para discussão da situação. Aberta à participação de todos os interessados.
É interessante registar que só algumas medidas governamentais preocupam os socialistas de Grândola, porque contra a linha ferroviária Sines/Poceirão desenvolveram acções de luta e justamente foi cancelada; também estão contra (e Assembleia aprovou uma moção por unanimidade) a possibilidade do eventual encerramento das Finanças em Grândola, como foi referido pelo Sindicato do sector em carta enviada, em relação à situação do Centro de Saúde abstêm-se e manifestam confiança nos responsáveis regionais. Porque será?

Já agora, aqui fica a posição que os vereadores da CDU apresentaram em reunião de Câmara:

"Os eleitos da CDU na Câmara Municipal de Grândola manifestam a sua preocupação e oposição ao conjunto de medidas políticas tomadas nos últimos anos pelo Governo que resultaram numa redução clara da prestação de cuidados primários de saúde à população no concelho através do Centro de Saúde de Grândola e das suas extensões.


O Centro de Saúde de Grândola tem vindo a perder capacidade de resposta para as necessidades da população, ficando subalternizado em relação a unidade instalada em Alcácer do Sal, enquanto o número de profissionais existente não permite uma cobertura permanente de todo o concelho, assistindo-se à desactivação de postos médicos, como aconteceu recentemente no Canal Caveira, e à ausência de consultas médicas regulares em diversas localidades.


Numa população envelhecida, carenciada, servida por uma rede de transportes públicos deficientes, quer na ligação à sede do concelho quer ao Hospital do Litoral Alentejano, os serviços médicos de proximidade são determinantes para a sua qualidade de vida e sentimento de conforto e segurança.


Nos últimos anos, Grândola tem vindo a ser privada de serviços de saúde essenciais também ao desenvolvimento integrado do concelho, uma vez que a sua proximidade é uma das variáveis da atractividade para investimentos e novos moradores.


Face ao exposto, entendemos que a Câmara Municipal de Grândola deve tomar todas as iniciativas que garantam a melhoria efectiva dos serviços públicos de saúde, com o funcionamento no Centro de Saúde de Grândola de um serviço de urgência."


Nenhum comentário: