quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Desemprego: as boas notícias duram pouco

No Público de hoje ou seja uma parte que o Ministro do Trabalho não disse em conferência de imprensa para não estragar os bons resultados então apresentados com base nos dados do IEFP. Não há boa nova que muito dure ou a realidade é madrasta dos nossos desejos políticos:
«No entanto, pela nota do IEFP também é possível verificar que no mês de Julho entraram 50.748 novos desempregados inscritos, o que representa uma subida de 13 por cento face a Julho de 2007. Ora, observando-se a evolução homóloga dos desempregados inscritos desde 2004, verifica-se que a tendência poderá não ser tão optimista. Os valores absolutos do desemprego registado nos centros de emprego têm vindo a descer consistentemente desde 2005, mas o ritmo dessa descida está a abrandar muito rapidamente. Desde o início de 2008 que se indicia uma inflexão na tendência. Se os valores absolutos parecem estabilizar, a variação homóloga já não é de redução, mas de subida (ver gráfico). Essa tendência poderá mostrar que a diminuição do desemprego terminou e que a breve trecho se iniciará um novo ciclo de subida do desemprego.»

Como uma nunca vem só, o Diário Económico apresenta uma notícia com o título, utilizando dados do INE relativos aos últimos dois meses

Indicadores do clima e actividade económica agravam-se significativamente