sábado, 10 de julho de 2010

José Saramago homenageado em Grândola

A Câmara Municipal de Grândola aprovou, por proposta dos vereadores do PCP, na reunião de 1 de Julho p.p. o voto de pesar e as propostas que se seguem em memória a José Saramago. O tema não é novo e trago-o aqui para que a autoria da ideia seja conhecida.
"A morte de José Saramago constitui uma perda irreparável para Portugal, para o povo português, para a cultura portuguesa.
Com uma obra intensamente ligada às mais profundas aspirações de progresso da Humanidade, a dimensão intelectual, artística, humana e cívica que José Saramago assumiu, fazem dele uma figura maior da cultura portuguesa e um vulto incontornável da literatura universal.
A sua vasta, notável e singular obra literária - reconhecida com a atribuição, em 1998, do Prémio Nobel da Literatura - ficará como marca impressiva na História da Literatura Portuguesa.
Construtor de Abril, enquanto interveniente activo na resistência ao fascismo, ele deu continuidade a essa intervenção no período posterior ao Dia da Liberdade como protagonista do processo revolucionário que viria a transformar profunda e positivamente o nosso País com a construção de uma democracia que tinha como referência primeira a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.
A Câmara Municipal de Grândola manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de José Saramago e expressa aos seus familiares, e em especial a sua mulher, Pilar del Rio, e a sua filha, Violante Saramago, as mais sinceras condolências.
A Câmara Municipal de Grândola delibera a atribuição do nome de José Saramago a uma rua na vila de Grândola, bem como a realização da próxima Feira do Livro dedicada a José Saramago."

Nenhum comentário: