segunda-feira, 19 de julho de 2010

A economia não é uma ciência exacta

«Governos um pouco por todo o mundo estão a ser forçados a uma redução fiscal prematura, apesar de o desemprego se manter a níveis muito elevados e o consumo privado mostrar poucos sinais de vida. Muitos são levados a implementar reformas estruturais em que na realidade não acreditam, mas apenas porque pareceria mal aos mercados agir de outra forma.
(...)
Hoje, parece que os mercados acham que os elevados défices fiscais são a maior ameaça à solvência de um estado. Amanhã poderão pensar que o verdadeiro problema é um crescimento fraco,e arrepender-se das restritivas políticas fiscais que nos ajudaram a desenvolver.
(...)
Hoje, eles preocupam-se com governos sem espinha e incapazes de adoptar as duras medidas necessárias para lidar com a crise. Talvez amanhã percam o sono com as manifestações em massa e os conflitos sociais que políticas restritivas terão provocado.
(...)
Permite que líderes políticos com confiança em si mesmos tomem conta do seu próprio futuro. permite-lhes moldar a narrativa que sustenta a confiança do mercado, em vez de terem de correr atrás dela.
(...)
É aqui que os governos europeus (tal como os seus conselheiros económicos) têm falhado. Em vez de enfrentarem o desafio, os líderes primeiro adiaram e depois acederam sob pressão. Acabaram por tornar as declarações doa analistas de mercados em fetiches. Ao fazerem isso, negaram a si mesmos políticas economicamente desejáveis que têm mais hipóteses de reunir apoio popular.
(...)
Se a actual crise piorar, serão os líderes políticos que terão a maior parte da responsabilidade - não porque ignoraram os mercados, mas porque os levaram demasiado a sério.»
Estes excertos do texto de Dani Rodrik, professor de Economia Política da Universidade de Harvard, ontem publico na edição do Público, permite uma leitura diferente do actual momento político e económico mundial, em que os principais líderes parecem não saber como lidar com uma situação normal do capitalismo sem que tenham que perder a face ( Durão Barroso e mais uns quantos tecnocratas da UE manifestaram-se hoje preocupados com o número de pobres na união, como se não fossem as suas medidas e opções políticas que os causassem). Serve também para demonstrar que a economia, como a comunicação social e comentadores do regime querem fazer crer, não é uma ciência exacta, tão só social e que obedece a correntes ideológicas e políticas na teorização da sociedade.

Nenhum comentário: