domingo, 12 de outubro de 2008

O verdadeiro artista Beato

A explicação surge na página oficial da Câmara Municipal de Silves: «O espectáculo que estava previsto para o dia 11 de Outubro, inserido nas cerimónias de abertura do evento "marrakech visita Silves" foi transferido para o dia 14, pelas 21h30, na Fábrica do Inglês. Esta alteração deve-se ao facto de os músicos provenientes de Marrocos terem ficado retidos em Tanger até ao final do dia 11, devido a uma tempestade que motivou o cancelamento das travessias marítimas no estreito de Gibraltar. Neste momento, músicos e chefes de cozinha já se encontram em Silves, pelo que amanhã, dia 13, o programa de actividades retomará a normalidade, podendo, já, encontrar nos restaurantes Fábrica do Inglês, Recanto dos Mouros e Marisqueira Rui os pratos tradicionais da gastronomia marroquina.»
De qualquer das formas o jantar programado para ontem, sábado, realizou-se mesmo com a presença de «para além da Presidente da Câmara Municipal de Silves, o Presidente da Comunidade urbana de Marrakech, Omar El Jazouli». Estiveram «ainda, representados, através dos seus embaixadores em Portugal, diversos países árabes, entre eles, Marrocos, Tunísia, Líbia, Argélia, Egipto, Arábia Saudita, Iraque e Palestina, bem como o Secretário de Estado dos Negócios estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho» e outras entidades.
Ao que me contaram, na falta dos músicos marroquinos, o jantar teve uma animação especial não programada, nada mais nada menos que Carlos Beato, presidente da Câmara Municipal de Grândola, que entendeu resolver o impasse com uma improvisada sessão de fados como se estivesse numa sessão entre amigos. A situação, referiu um participante, deixou todos sem palavras, não pela qualidade do artista que a não tem, mas pelo momento inusitado e pelo rídiculo do acontecimento. Todos, à excepção do próprio claro, ficaram embaraçados com o atrevido acto pouco próprio da cerimónia em causa e dos cargos que se ocupam. Figura triste.